Notícias que recomendamos sobre o setor

Descompressão 2021: primeiro dia com sucesso de programação e público

O primeiro dia do Descompressão 2021 movimentou uma agenda de temas fundamentais para o mercado de Internet.

A programação abriu pela manhã, com apresentação do presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, além de participações do conselheiro Fabiano Vergani e de gestores das entidades parceiras Abramulti, Abrint, RedeTelesul, Apronet, Apims, LAC-ISP.

“Este é um evento que valoriza não somente nosso setor e nossas empresas, mas também nossas famílias, que muitas vezes fazem parte do nosso negócio, outras vezes atuam no apoio para que possamos ser profissionais. E isso é de extrema importância, assim como também é a participação de todos aqui. Esta reunião, este reencontro após dois anos de pandemia, é fundamental, e a InternetSul tem orgulho em ser pioneira na retomada de eventos presenciais do nosso setor”, destacou Ivonei Lopes.

A primeira palestra do dia trouxe Thiago Vitor Silva, CEO da Previsa Contabilidade que falou sobre o tema Como Construir um Provedor de Alto Valor Contábil e Empresarial.

Em seguida, ocorreu o painel “Como buscar Crédito”, com a participação de representantes do SICREDI, SICOOB, BANRISUL E FINEP, e mediação do diretor de Negócios e Representatividade da InternetSul, Paulo Todeschini.

“O mercado exige constante análise de demanda, volume e capacidade de atendimento. Além disso, é preciso entender qual a capacidade da empresa de acelerar: quando estiver pronta, é hora de buscar crédito. Mas isso requer estar conforme, organizado. Sem isso, mesmo que movimente bilhões, dificilmente uma companhia conseguirá crédito”, afirmou Todeschini.

Segundo Sheila Oliveira, gerente geral do Banrisul Gramado-RS, o primeiro passo para buscar crédito no banco é ter cadastro atualizado e qualificado. “Clareza e organização nos dados contábeis, renda dos sócios, bens, valores dos bens, são itens fundamentais. Aliado a isso, é preciso avaliar o o histórico de pagamento junto a institutições financeiras, que é o que irá gerar os limites e taxas de juros”, afirmou a gestora, que também apresentou diversas opções de linhas de crédito do banco.

Daniel Morais, gerente de agência na Sicoob MaxiCrédito, trouxe um pouco do histórico da cooperativa de crédito, que tem 36 anos de fundação, com sede em Chapecó-SC e atuação em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Temos mais de 213 mil cooperados e uma estrutura de 93 pontos de atendimento. Prezamos pelo atendimento humano, próximo. Todos os nossos associados têm participação no resultado, e damos preferência para alocar nossos recursos nas regiões em que atuamos. Trabalhamos também com taxas de juros competitivas e rentabilidade acima da média”, comentou ele.

O gerente de Crédito da Sicredi Pioneira, Marcus Pinheiro, abordou algumas linhas praticadas pela instituição, com base em capital de giro e investimentos em frentes diversas, como máquinas, novas instalações, imóveis, software e hardware.

“Hoje, na Sicredi Pioneira, temos 176 mil associados e administramos 7,1 bilhões em recursos. Temos hoje 22% de market share em crédito em nossa região de atuação”, declarou Pinheiro.

Pela FINEP, o representante foi Bruno Camargo, gerente da Regional Sul, que falou sobre a linha de crédito FINEP Aquisição Inovadora, que tem beneficiado há anos empresas da área de tecnologia e Telecom. A categoria prioriza a aquisição de equipamentos de Telecom e cabos de fibra óptica e tem acesso simplificado, sem necessidade de projeto.

“Trabalhamos com valor de financiamento de até R$ 10 milhões, com prazo de carência de até 24 meses e prazo total de até 60 meses”, destacou ele. “Mantemos diversos agentes financeiros na região sul, como BRDE, Central Ailos, Fomento Paraná, Badesul Desenvolvimento, Cresol e Unicred”, completou.

Finalizando a manhã, houve o painel 5G e Wi-Fi6, com as participações de Luciano Franz, diretor da Voz&Dados, e Rudinei Carlos Gerhart, diretor executivo do Consórcio 5G Brasil. A mediação foi feita pelo conselheiro da InternetSul, Fabiano Vergani.

Em uma apresentação abrangente, os painelistas falaram sobre objetivos, desafios e diferenciais do 5G.

“O que o 5G vai mudar no dia seguinte ao leilão? Nada. Mas ele vai nos preparar para um futuro próximo, no qual seu tênis, seu carro, sua máquina de lavar, sua colheitadeira estarão conectados à Internet”, destacou Gerhardt. “E os provedores terão papel fundamental neste mercado. Serão eles os responsáveis por entregar 5G, principalmente fora dos grandes centros”, complementou Franz.

Mais conteúdo de valor no turno da tarde

Já na parte da tarde, a programação abriu com a palestra “Redes Neutras na Itália”, com Giovanni Zorzoni, presidente da AIIP – Associazione dei Provider Italiani e mediação da Dra. Andréa Rebechi de Abreu Fattori, assessora Jurídica da InternetSul.

Na palestra, Zorzoni tratou sobre o cenário na Itália e o mercado europeu, abordando tendências, realidade, desafios e projeções, com análise aprofundada da Dra. Andréa sobre os temas tratados.

Na sequência, o assunto central foi: pessoas. Com a palestra “O seu RH/DP se tornou mais importante que o NOC?”, André Ribeiro trouxe à tona a importância de contratar, treinar e reter os melhores talentos, melhorando com eles a entrega aos clientes.

“Quem trabalha pelo seu negócio são pessoas. Quem compra seus serviços são pessoas. Elas são, sem dúvida, o maior ativo de um provedor. Não é a tecnologia: são as pessoas”, enfatizou o consultor.

Em seguida, Maurício Dambros e Narciso Flesch falaram sobre o tema “Regularizar é necessário”. No painel, ambos trataram da importância dos provedores estarem atentos às regulamentações do mercado e, principalmente, em suas mudanças e atualizações.

“Você não vai acordar pela manhã e ler o Diário Oficial da União todos os dias. Nem pagar alguém só para fazer isso. Só que essa atualização é imprescindível, então é de alta relevância contar com assessoramento profissional”, destacou Dambros.

Encerrando a programação do primeiro dia, o CEO do Clube de Mídia, Jonathan Jandrey Borges, falou sobre “Marcas que não representam e a crise do marketing atual: o que fazer para ser mais proximo do seu cliente”. Na palestra, ele ressaltou a importância da conexão entre marcas e seus públicos, trabalhando personas, personagens, veículos e alinhamentos que conversem diretamente com estes públicos. Para isso, citou cases como Bombril, RedBull, Nike, Jack Daniels e Marlboro, entre vários outros.

O Descompressão 2021 retorna amanhã, 29 de outubro, com mais uma grade estrelada. Confira:

10h – Provedor de Alta Performance, com Mário Ribeiro
10h30 – Painel Tributário – Organização para Sobreviver, com Sandro Negrello e Irineu Cassel. Mediação de Raquel Câmera Schwambach
11h – As jóias da motivação, com Nando Pinheiro
14h – Painel Líderes do Brasil
15h – O mercado na era do rouba monte, com Lúdio Porto Alegre
15h30 – O relacionamento como blindagem da base de clientes, com Rogério Couto e Ronaldo Couto

Não perca!

Mais imagens do primeiro dia do Descompressão:

Últimas Notícias

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

O presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, participa, no dia 09/12, do painel “América Latina Conectada” do Encontro Nacional ABRINT 2021,…
InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

A InternetSul, com assessoria do escritório Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, ajuizou na última segunda-feira (22/11) ações coletivas…

Saiba mais