Notícias que recomendamos sobre o setor

Descompressão2021 reúne mais de 500 participantes e conteúdo de altíssima qualidade

As pessoas produzem limitadas a três fatores: crenças, conhecimentos e capacidades atuais. Este foi um dos recados dados por Mário Ribeiro, CEO do Grupo Exp, escritor, neurocientista especialista em comportamento humano e organizacional, atuante no mercado de ISPs há 16 anos.

Na abertura do segundo dia, Ribeiro fez a palestra “Provedor de Alta Performance – Tenha a Real Experiência de Crescimento”, dando destaque aos reais e atuais desafios de crescimento dos provedores.

“Temos uma curva que é vender e instalar, outra que é a de churning, e uma terceira, que é a de retenção. Estas três curvas apontam se você está crescendo ou não”, afirmou o palestrante. “Todos os seus problemas de hoje são resultados de ações de ontem. Se você não soluciona os problemas que levaram clientes a saírem, e simplesmente coloca outros para substitui-los, a curva natural é que estes novos saiam pelos mesmos motivos dos anteriores. É preciso ter um bom projeto de retenção, e isso não é brinde, não é promoção, não é exigência de fidelidade. É uma experiência extraordinária”, complementou.

A programação seguiu com o painel tributário “Organização para Sobreviver”, com Sandro Negrello, Irineu Cassel e mediação da diretora da InternetSul Raquel Camera Schwambach.

Segundo Negrello, regularizar todas as documentações e ações do provedor é fundamental para garantir uma atuação conforme e tranquila.

Cassel também bateu na tecla do compliance. “Não deixe de mandar tudo para o contador. Despesas, ganhos, tudo. Mantenha tanto CNPJ quanto CPF, que são coisas bem diferentes e separadas, em dia. Compliance tributário é fundamental para o provedor dormir tranquilo”, afirmou.

Para finalizar a manhã, entrou em cena a palestra de Nando Pinheiro, conhecido como a voz da motivação no Brasil. “Não é consolo, conforto, passar a mão na cabeça. Isso não te faz crescer. A dor, o impacto, esses sim trazem crescimento”, destacou o palestrante. “Afinal, existem dois tipos de pessoas: as realizadoras e as que inventam desculpas. Eu mesmo já estive nos dois extremos. É preciso mudar o mindset, acreditar em você, amar sua vida e fazer acontecer”, complementou.

O palestrante trabalhou também a questão da resiliência. Para isso, usou o personagem Wolverine, da franquia X-Men. “Todos vocês são mutantes. Têm feridas abertas. Pois trate de fechar essas feridas, reagir. Sua mente precisa estar sempre pronta para vencer”, destacou. “Todo mundo cresce pela dor. E não adianta esperar: o único momento que existe para ação é o agora”, finalizou.

Na parte da tarde, a programação abriu com o painel Líderes do Brasil, com as participações dos gestores de LAC-ISP, Abrint, Abramulti, Redetelesul, SEINESBA, Lacnic,

“Diretores e Conselheiros das entidades não recebem salário algum para exercerem seus cargos. O ganho vem na representatividade, no conhecimento, na troca de experiências”, afirmou Evandro Varonil, presidente do Lacnic. “Quando me procuram para se associarem à Abramulti, sempre reitero: se associe primeiro à entidade do seu Estado. São pessoas que se dedicam a representar sua empresa, seu setor, e isso é fundamental para seu negócio”, complementou Robson Lima, presidente da Abramulti.

À frente da RedeTelesul, Helton Dorl se posicionou sobre a importância da retomada dos eventos, como o Descompressão 2021, e ressaltou o encontro iBusiness, que sua entidade realizará em março de 2022, em Foz do Iguaçu-PR.

Celso Morais, presidente do SIENESBA, também destacou a relevância dos eventos. “Este Descompressão é um item importante de retomada para o mercado”, ressaltou.

Rosauro Bareta, pelo CGI, e Tiago Melo Oliveira, da APRONET, também ressaltaram os eventos e os debates setoriais como importantes para fomentar o crescimento de todo o mercado de Internet.

Na sequência, o consultor Lúdio Porto Alegre trouxe a palestra “A era do rouba monte”, demonstrando como a competição no mercado está acirrada. Segundo ele, os provedores são muito ágeis tecnicamente, mas pecam na parte de vendas. “Em técnica, vocês são águias. Mas no comercial, lamento dizer, mas muitos são pangarés. Perdem clientes por falta de atenção, falta de treinamento de vendedores, falta de coisas básicas, como aproveitar a oportunidade de captar a atenção do cliente na hora certa”, comentou o palestrante.

O diretor da Mentor Gestão de Resultados também falou sobre blindagem da base de clientes, apresentando um case de sucesso da Disk Sistemas, de Maracajaú-MS.

“O jogo mudou: quem não souber roubar cliente, será roubado. Quando um cliente cancela, ele demite todo mundo no provedor. É preciso prestar atenção a itens como gestão de base, retenção, blindagem, jornada do cliente, gestão de processos e PDCA”, ressaltou Lúdio. “Também é preciso entender que o Marketing não vende, e sim gera leads, oportunidades. Vender é ocupação da área comercial”, completou.

A palestra de encerramento foi conduzida pelos irmãos Rogério e Ronaldo Couto. Para os palestrantes, o conceito de vender desenfreadamente não implica, necessariamente, em crescimento. Mais importante do que isso é entender o perfil do cliente e avaliar como melhorar a experiência de cada um deles.

“É preciso entender o que os clientes querem, do que precisam, qual o nosso significado na vida deles”, destacou Rogério. “Do comercial ao técnico, da gestão ao marketing, todos precisam entender que o que fideliza é relacionamento. Vendemos Internet, mas entregamos experiência”, finalizou Ronaldo.

Para o presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, o Descompressão2021 coroou esforços de toda a diretoria, conselho e equipe. “Foi um grande evento, que superou nossas expectativas em relação a público e conteúdo. Todos os envolvidos estão de parabéns”, destacou.

Já o diretor de Marketing da InternetSul, Alexsandro Schuck, ressaltou a presença de grandes players do mercado como expositores, bem como de importantes nomes do cenário brasileiro de Internet como palestrantes e painelistas. “Foi um grande trabalho, que mobilizou muitas pessoas e resultou em um evento marcante, pioneiro na retomada dos eventos presenciais do setor de Internet no Brasil. Recebemos um público de mais de 500 pessoas, tivemos grandes conteúdos no palco e uma feira de alta qualidade. Estamos muito felizes com o resultados”, finalizou o diretor.

Últimas Notícias

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

O presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, participa, no dia 09/12, do painel “América Latina Conectada” do Encontro Nacional ABRINT 2021,…
InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

A InternetSul, com assessoria do escritório Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, ajuizou na última segunda-feira (22/11) ações coletivas…

Saiba mais