Notícias que recomendamos sobre o setor

InternetSul cria grupo de trabalho parlamentar para conectar setor ao poder público

A InternetSul dá mais um passo rumo à missão de impulsionar o setor de tecnologia no Rio Grande do Sul com a criação do Grupo de Trabalho InternetSul Parlamentar (GTIP), junto a parlamentares, iniciativa que visa aproximar ainda mais a entidade do poder público, através de encontros regulares (com parlamentares) multipartidários e multissetoriais.

“A ideia é impulsionar e acelerar políticas públicas, não apenas para crescimento do setor, mas também para buscar a evolução do segmento, permitindo que os associados possam ampliar serviços e crescer potencialmente no município em que atuam”, explica o vice-presidente da InternetSul, Fábio Badra.

Para apresentar os objetivos do GTIP, a diretoria da InternetSul, representada pelo presidente Ivonei Lopes, o vice-presidente Fábio Badra, o diretor de Marketing, Alexandro Schuck, a diretora jurídica, Andréa Abreu Fattori e o conselheiro e integrante da Anatel, Fabiano André Vergani, se reuniram na manhã da segunda-feira, 16, junto aos deputados Any Ortiz (Cidadania), Ernani Polo (PP) e Frederico Antunes (PP) – primeiros parlamentares selecionados para o projeto.

Com lançamento previsto para outubro, o GTIP deverá ser permanente, como explica o conselheiro. “A ideia é que esses encontros com deputados aconteçam a cada 3 meses para debater de que forma podemos conectar a tecnologia com políticas públicas, abrindo espaço para que as empresas de TI sejam protagonistas nesse processo”, conta Vergani, que também representa a Internetsul no Comitê de Prestadores de Pequeno Porte da Anatel (CPPP).

Como a bancada legislativa pode se alterar de 4 em 4 anos, o objetivo é buscar novos rostos também para o GTIP.

“O Grupo de Trabalho InternetSul Parlamentar (GTIP) vai procurar, a cada legislatura, seis novos parlamentares que possuem o perfil digital para participar dessa iniciativa. Da mesma forma, os participantes do Grupo também serão alternados nesse período”, explica Vergani.

Entre os programas do Governo que a InternetSul já participa está o INOVA RS, realizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, que visa incluir o estado no mapa global da inovação, a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental.

O CONECTA RS também é um projeto público com protagonismo da InternetSul ao conectar as escolas estaduais à rede de fibra óptica de alta velocidade, provendo ferramentas que auxiliem na qualificação do jovem para o mercado de trabalho da nova economia, na capacitação dos professores e na melhoria da gestão escolar.

Por fim, e não menos importante, o Receita 2030 – plano que objetiva modernizar a administração tributária gaúcha, tema de grande interesse das empresas de telecom – a área que mais emprega no país.

É através de projetos como esses que a InternetSul vem desempenhando o seu papel junto ao setor, como revela Schuck.

“O GTIP vai participar junto às autoridades governamentais com debates para a definição das políticas que ajudam o desenvolvimento dos ISP’s e a regulamentação do mercado. É através da associação que conseguimos chegar às autoridades e lutar pelo nosso setor”, explica o diretor.

Para o presidente da entidade, Ivonei Lopes, esta é uma busca constante da InternetSul. “Nossa missão é levar a todos os lugares conexão, comunicação e possibilidades. Os ISP’s são, neste momento, uma mão na roda para nortear a evolução deste serviço nas mais diversas regiões do país, ou seja, um grupo unido em ações conjuntas para fortalecer a si próprio e ao mercado, beneficiando, por fim, a todos: empresas, funcionários e cliente final”, revela.

Lopes diz ainda que o segmento pode contar com a associação para novas ideias, oportunidades e desafios em prol de toda categoria. “É no surgimento de grupos de trabalho como esse que proliferam também nossas ações voltadas ao crescimento do mercado e da sociedade, que trabalhamos para ver cada vez mais evoluída”, conclui.

Acesse o portal para acompanhar as novidades da InternetSul.

 

Últimas Notícias

InternetSul debate LGPD para micro e pequenas empresas

InternetSul debate LGPD para micro e pequenas empresas

A InternetSul promove, no próximo dia 24, a partir das 16h30, live para debater a Lei Geral de Proteção de…
Descompressão 2021: vem aí um evento para sair da bolha!

Descompressão 2021: vem aí um evento para sair da bolha!

A InternetSul realiza, nos dias 28 e 29 de outubro de 2021, o evento presencial Descompressão 2021, no Wish Serrano,…

Saiba mais