Notícias que recomendamos sobre o setor

InternetSul cria grupo de trabalho parlamentar para conectar setor ao poder público

A InternetSul dá mais um passo rumo à missão de impulsionar o setor de tecnologia no Rio Grande do Sul com a criação do Grupo de Trabalho InternetSul Parlamentar (GTIP), junto a parlamentares, iniciativa que visa aproximar ainda mais a entidade do poder público, através de encontros regulares (com parlamentares) multipartidários e multissetoriais.

“A ideia é impulsionar e acelerar políticas públicas, não apenas para crescimento do setor, mas também para buscar a evolução do segmento, permitindo que os associados possam ampliar serviços e crescer potencialmente no município em que atuam”, explica o vice-presidente da InternetSul, Fábio Badra.

Para apresentar os objetivos do GTIP, a diretoria da InternetSul, representada pelo presidente Ivonei Lopes, o vice-presidente Fábio Badra, o diretor de Marketing, Alexandro Schuck, a diretora jurídica, Andréa Abreu Fattori e o conselheiro e integrante da Anatel, Fabiano André Vergani, se reuniram na manhã da segunda-feira, 16, junto aos deputados Any Ortiz (Cidadania), Ernani Polo (PP) e Frederico Antunes (PP) – primeiros parlamentares selecionados para o projeto.

Com lançamento previsto para outubro, o GTIP deverá ser permanente, como explica o conselheiro. “A ideia é que esses encontros com deputados aconteçam a cada 3 meses para debater de que forma podemos conectar a tecnologia com políticas públicas, abrindo espaço para que as empresas de TI sejam protagonistas nesse processo”, conta Vergani, que também representa a Internetsul no Comitê de Prestadores de Pequeno Porte da Anatel (CPPP).

Como a bancada legislativa pode se alterar de 4 em 4 anos, o objetivo é buscar novos rostos também para o GTIP.

“O Grupo de Trabalho InternetSul Parlamentar (GTIP) vai procurar, a cada legislatura, seis novos parlamentares que possuem o perfil digital para participar dessa iniciativa. Da mesma forma, os participantes do Grupo também serão alternados nesse período”, explica Vergani.

Entre os programas do Governo que a InternetSul já participa está o INOVA RS, realizado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, que visa incluir o estado no mapa global da inovação, a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental.

O CONECTA RS também é um projeto público com protagonismo da InternetSul ao conectar as escolas estaduais à rede de fibra óptica de alta velocidade, provendo ferramentas que auxiliem na qualificação do jovem para o mercado de trabalho da nova economia, na capacitação dos professores e na melhoria da gestão escolar.

Por fim, e não menos importante, o Receita 2030 – plano que objetiva modernizar a administração tributária gaúcha, tema de grande interesse das empresas de telecom – a área que mais emprega no país.

É através de projetos como esses que a InternetSul vem desempenhando o seu papel junto ao setor, como revela Schuck.

“O GTIP vai participar junto às autoridades governamentais com debates para a definição das políticas que ajudam o desenvolvimento dos ISP’s e a regulamentação do mercado. É através da associação que conseguimos chegar às autoridades e lutar pelo nosso setor”, explica o diretor.

Para o presidente da entidade, Ivonei Lopes, esta é uma busca constante da InternetSul. “Nossa missão é levar a todos os lugares conexão, comunicação e possibilidades. Os ISP’s são, neste momento, uma mão na roda para nortear a evolução deste serviço nas mais diversas regiões do país, ou seja, um grupo unido em ações conjuntas para fortalecer a si próprio e ao mercado, beneficiando, por fim, a todos: empresas, funcionários e cliente final”, revela.

Lopes diz ainda que o segmento pode contar com a associação para novas ideias, oportunidades e desafios em prol de toda categoria. “É no surgimento de grupos de trabalho como esse que proliferam também nossas ações voltadas ao crescimento do mercado e da sociedade, que trabalhamos para ver cada vez mais evoluída”, conclui.

Acesse o portal para acompanhar as novidades da InternetSul.

 

Últimas Notícias

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

Presidente da InternetSul participa de painel no Encontro Nacional ABRINT 2021

O presidente da InternetSul, Ivonei Lopes, participa, no dia 09/12, do painel “América Latina Conectada” do Encontro Nacional ABRINT 2021,…
InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

InternetSul ajuiza ação contra RS e SC para redução do ICMS dos provedores

A InternetSul, com assessoria do escritório Silva Vitor, Faria & Ribeiro Advogados Associados, ajuizou na última segunda-feira (22/11) ações coletivas…

Saiba mais