Notícias que recomendamos sobre o setor

COMUNICADO AO MERCADO – NOTA CONTRÁRIA A VÍDEO QUE CITA OI E CRITICA ISPs

Em vista de um vídeo que vem circulando em grupos de Whatsapp e outras mídias digitais, e que chegou ao nosso conhecimento, a InternetSul, em nome das centenas de provedores de Internet (ISPs) que representa, vem comunicar ao mercado que discorda totalmente da abordagem utilizada na referida peça.

O vídeo em questão cita a marca da Oi e afirma que os provedores locais utilizam a rede desta operadora, entregando a seus clientes uma “fatia” da rede original. A InternetSul reitera que esta informação não é verídica: os provedores locais, que atuam de forma autorizada pela Anatel e possuem vínculo com o CGIbr – Comitê Gestor da Internet no Brasil, se conectam aos IX – Internet Exchange (Pontos de Troca de Tráfego – PTTs) e possuem CDN, que são servidores onde ficam armazenados os conteúdos como Google, Facebook e Netflix, Akamai e outros, além de disporem de conexões entre si e com demais operadoras de Telecom. Desta forma os ISPs estabelecem suas redes e garantem conexão de qualidade para seus assinantes.

Os ISPs são, atualmente, responsáveis por cerca de 15 milhões de acessos em fibra óptica no país, mais de 60% da base óptica nacional, segundo os dados da Anatel. Além disso, também conforme a Agência reguladora, os provedores regionais foram responsáveis por aproximadamente 4,6 milhões de novos contratos de assinatura de Internet fechados no último exercício divulgado.

Somando mais de 15 mil empresas no país, que geram muitos empregos e atendem a milhões de clientes, incluindo regiões rurais, afastadas dos grandes centros ou de baixa densidade demográfica, nas quais as grandes operadoras não têm interesse em atuar, os ISPs são uma parcela importante do mercado brasileiro de Internet. E dada esta relevância é que manifestamos nossa contrariedade às informações inverídicas que estão sendo divulgadas pelo referido vídeo.

Informamos, ainda, que notificaremos a Oi, cuja marca é citada no vídeo, para que tome providências a respeito.

Atenciosamente,

Ivonei Lopes
Presidente da InternetSul

Últimas Notícias

Afinal, o que é Churn Rate e que isso tem a ver com os ISPs?

Afinal, o que é Churn Rate e que isso tem a ver com os ISPs?

Por Rogério Couto, especialista e consultor na área de provedores* Traduzido para o português, Churn Rate quer dizer Taxa de…
Alexandro Schuck é o novo presidente da InternetSul

Alexandro Schuck é o novo presidente da InternetSul

A Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet – InternetSul acaba de eleger sua nova diretoria, para a…

Saiba mais