Colaboração é a palavra que define o momento atual que vivemos, em meio à necessidade de organizarmos as fiações de telecomunicação. Não é algo fácil de resolver, mas com ações práticas, isso será possível.
Nesse contexto, a InternetSul - Associação dos Provedores de Internet do Sul lança a Campanha Poste Limpo, uma ação voltada à conscientização das empresas do setor sobre as melhores práticas no compartilhamento de postes junto às concessionárias de energia para distribuição do cabeamento nas cidades.
Iniciativas como a criação de grupos de WhatsApp com participação de ocupantes, concessionárias e municípios, servirão como ferramenta de facilitação do diálogo na busca de soluções para a questão da ocupação dos postes.
Limpezas periódicas, como o “Dia D”, e também a conscientização dos operadores de cabeamento, ajudarão a minimizar os impactos negativos que a falta de organização traz, como riscos à segurança e saúde por força de acidentes e poluição visual.
Nossa missão é promover cidades mais limpas, organizadas e inteligentes e apresentar provedores como um dos principais parceiros do desenvolvimento sustentável das cidades.
Os motivos são os mais diversos, mas alguns deles se destacam: normas técnicas desatualizadas, preço excessivo pela ocupação dos postes, demora na aprovação de projetos, falta de comunicação ou comunicação ineficiente para fins de manutenção dos postes, bem público do poste tratado como bem particular, regras de mercado aplicadas em contratos de compartilhamento que tem natureza de servidão administrativa, gestão inadequada do espaço do poste.
Hoje essa responsabilidade é dividida entre concessionária e os ocupantes dos pontos de fixação.
O poste é um bem público, reversível, cedido à concessionária, pelo tempo que durar a concessão.
A ocupação se dá por meio de apresentação de projeto de ocupação junto à concessionárias de energia que detém o poste e contrato de compartilhamento que prevê o preço mensal a ser pago pelo ponto de fixação.
A campanha trabalha com a premissa de fomentar a sustentabilidade por meio de gestão eficiente mediante ações em parceria entre o poder público e o setor privado.